Viajou de avião e teve problemas com bagagem ? Saiba o que fazer.

Viajou de avião e teve problemas com bagagem ? Saiba o que fazer.

A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil dá dicas de como o consumidor deve agir, quando ocorre um problema de extravio ou furto de sua bagagem ao viajar numa empresa aérea.

O consumidor deve ficar atento e seguir essas dicas da ANAC, mas deve procurar também documentar com fotos, vídeos e testemunhas, pois se o assunto não for resolvido na via administrativa pela companhia aérea, talvez será necessário entrar na Justiça e provas são essenciais para comprovar o que se alega.

Confira exaustivamente a bagagem, quando retirá-la e já faça a ocorrência na empresa aérea IMEDIATAMENTE. Exija cópia desse documento do relato do extravio/dano ou tire uma foto dele.

Veja abaixo as dicas da ANAC:

  • Extravio de bagagem

Caso sua bagagem seja extraviada, procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro.

  • Bagagem danificada

Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque.

  • Furto de bagagem

Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

São comuns o caso de malas que se quebram ao serem transportadas e o vídeo abaixo é bem exemplificativo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *