Superendividamento dos consumidores: um problema nacional gravíssimo

Superendividamento dos consumidores: um problema nacional gravíssimo

Superendividamento dos consumidores.

O promotor de justiça Lélio Braga Calhau, coordenador do programa Educação Financeira para Todos, é o entrevistado da TV Kefas sobre o assunto das enormes dívidas contraídas pela população brasileira nos últimos anos.

O programa é apresentado por Márcio Farias.

Lélio Calhau lembra que o mau uso do cartão de crédito segue como um dos grandes vilões do endividamento massivo da população.

Pesquisa da CNC aponta mau uso do cartão de crédito como vilão.

Segundo pesquisa da CNC – Confederação Nacional do Comércio, novembro de 2017, o percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 62,2% em novembro de 2017, o que representa uma alta em relação aos 61,8% observados em outubro de 2017.

Houve alta também em relação a novembro de 2016, quando o indicador alcançava 59,6% do total de famílias.

Ainda segundo a CNC, o cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 76,9% das famílias endividadas, seguido por carnês, para 16,7%, e, em terceiro, por financiamento de carro, para 10,4%.

Para as famílias com renda até dez salários mínimos, cartão de crédito, por 77,7%, carnês, por 18,0%, e crédito pessoal, por 10,0%, são os principais tipos de dívida apontados.

Já para famílias com renda acima de dez salários mínimos, os principais tipos de dívida apontados em novembro de 2017 foram: cartão de crédito, para 73,4%, financiamento de carro, para 19,1%, e financiamento de casa, para 17,1%.

Prevenção é tudo !

Previna-se e não entre em dívidas.

Caso necessite, faça uma ampla pesquisa em diversas instituições financeiras buscando sempre a que cobrar menores valores em juros e taxas.

Acompanhe nosso canal, clique no sininho e fique por dentro de nossas atualizações.

Educação Financeira para Todos: o melhor amigo do consumidor !