Simpatia para ganhar dinheiro – Educação Financeira para Todos

Simpatia para ganhar dinheiro – Educação Financeira para Todos

Não sei se você concorda comigo, mas o brasileiro prefere acreditar em coisas que não existem ou não dependem de seu controle como sorte, fantasias, simpatias, do que buscar, pelo seu esforço próprio, o equilíbrio e sucesso financeiro.

Basta olhar a porta das casas lotéricas em dias de jogo da Mega Sena para se comprovar a busca do sucesso financeiro pela sorte.

Em várias empresas e rodas de amigos as pessoas se movimentam e fazem jogos conjuntos (os populares bolões) para aumentar as chances de “mudar de vida”. Este é um pensamento comum. Fiquei curioso com isso e fiz uma pesquisa, na semana passada, por temas de educação financeira.

Comecei procurando as expressões mais conhecidas e óbvias. Os resultados foram bem interessantes. Por exemplo, na ferramenta de busca, por mês, 40 pessoas digitam a frase “como ter sucesso financeiro”; outros 260 teclam “como alcançar o sucesso”; mais 70 digitam “como ter sucesso na vida profissional”; 390 procuram “sucesso na vida”; e finalmente 140 obstinados digitam “como economizar dinheiro”.

O que foi surpreendente é que ao procurar a expressão “simpatia para ganhar dinheiro”, o Google informou que cerca de 6.600 pessoas por mês digitam essa expressão na sua ferramenta de busca. Ou seja, o interesse da população em saber como ganhar dinheiro com simpatia é estrondosamente superior aos meios comuns de como se obter o sucesso.

Os educadores financeiros costumam lembrar aos seus alunos que o único lugar aonde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Pode-se acreditar em simpatia e na sorte, mas sem trabalho duro não há como se ter sucesso financeiro de uma forma sustentável.

Para se obter o sucesso financeiro e romper com uma vida de endividamento, é preciso dedicar muito tempo estudando o assunto, lendo bons materiais e, sobretudo, buscando transformar comportamentos consumistas em comportamentos racionais e adequados para a sua capacidade de pagamento.

Por fim, quando se trata de simpatia para ganhar dinheiro prefiro acreditar naquele adágio popular que circula no Facebook, onde é afirmado que a melhor simpatia para ganhar dinheiro é acordar cedo pela manhã e ir trabalhar. É uma espécie de simpatia, mas com ações concretas, que nos ajudam a progredir na vida. Boa sorte para os que se lançam nos estudos da educação financeira. Vocês verão que quanto mais  estudam o assunto e cultivam melhores hábitos financeiros, mais “sorte” terão.

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.