Saúde, riscos, despesas e sustentabilidade: sua vida no longo prazo

Lélio Braga Calhau, promotor de justiça e coordenador do site “Educação Financeira para Todos” fala neste vídeo sobre a importância de se ter um bom plano de saúde e como isso pode afetar a sua vida financeiro no longo prazo.

Lélio lembra que há estudos que apontam que os custos de planos triplicarão nos próximos 15 anos: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,custos-dos-planos-de-saude-triplicarao-em-15-anos-e-devem-chegar-a-r-283-bi,1732041

Lélio sugere que as pessoas conheçam de perto o seu plano de saúde, leiam o contrato de tempos em tempos, e verifiquem, inclusive, se é conveniente trocar de operadora de tempos em tempos. Atente, sempre, para opções como internação em quarto/enfermaria, transporte aéreo etc.

Lembre-se que de tempos em tempos você muda de faixa no plano de saúde e isso afeta também o custo do plano de saúde. Neste anos, sem mudança de faixa, o aumento autorizado pela ANS foi superior a 13%. Gerencie os riscos de sua vida e mantenha um controle permanente sobre os custos do plano de saúde e os valores envolvidos com despesas de saúde, pois eles subirão muito mais rápido que o custo de vida nos próximos anos.

Leitura indicada: https://www.skoob.com.br/desafio-aos-deuses-10744ed12049.html

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE. Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Sobre a Educação Financeira para Todos:

http://www.educacaofinanceiraparatodos.com

Criado e mantido por Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, o Portal Educação Financeira Para Todos promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro. Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *