Saber seus direitos de consumidor é cada vez mais importante

Saber seus direitos de consumidor é cada vez mais importante

Muitas pessoas se preocupam com os direito do consumidor somente após o prejuízo. Nunca abriram o Código de Defesa do Consumidor (CDC) na vida ou, se o fizeram, não se esforçaram para entendê-lo pelo menos nas partes mais importantes.

Hoje, vivemos um ataque cerrado dos grandes fornecedores, que despejam diariamente na sociedade uma quantidade gigantesca de comerciais para estimular os consumidores a comprar, comprar, comprar…

O consumidor deve ficar atento, pois a fiscalização do CDC no Brasil é notoriamente ineficiente. Depois das autuações, são abertos prazos para defesa, há um trâmite burocrático, recursos administrativos e o uso indiscriminado de ações anulatórias para ganhar tempo e não pagar as multas. Ou seja, as multas podem demorar anos para chegarem aos bolsos dos infratores.

O consumidor deve manter uma postura de desconfiança com grandes promoções, que alardeiam descontos muito diferentes dos preços praticados pelo mercado. Infelizmente, há muita propaganda abusiva e enganosa no mercado e a cautela deve ser uma característica ao consumir.

Você pode ler uma versão atualizada do Código de Defesa do Consumidor, clicando AQUI.

Ou você ler nosso e-book, onde comentamos os direitos básicos do consumidor. Para tanto, clique AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *