Anúncios "sem juros" são indícios de propaganda enganosa e podem ser banidos em breve do Brasil

Redução de despesas ainda será um grande desafio para 2016

Redução de despesas ainda será um grande desafio para 2016

No ano de 2015 sentimos o “custo de vida” subir com força. Os preços nos supermercados, em alguns casos, subiram mais de 50% em poucos meses. Comer fora de casa também ficou muito muito mais caro. Isso não deve mudar em 2016.

Muitos de nós trocaram alternativas de lazer mais custosas por outras mais agradáveis e mais baratas. Viagens para a Europa e EUA (com dólar nas alturas) foram substituídas por passeios no Chile, Argentina ou dentro do Brasil. Trocamos, também, o uso do carro pelo transporte público, bicicleta (quando possível) e até andar à pé mais vezes. Controlamos mais as despesas com celulares e passamos a ser mais exigentes com descontos, quando vamos às compras. Com criatividade, muito mais pode ser economizado.

Ontem, por exemplo, subi, com um pequeno grupo, uma montanha na minha cidade. Passamos a tarde toda de forma agradável, em um contato imenso com a natureza e não gastamos quase nada. A criatividade é o gerador dessas novas atividades, que buscam trazer prazer para as pessoas e poupar o bolso de todo o impacto do aumento da inflação.

A lógica é clara e muito simples. Quanta mais você economiza, mais dinheiro para investir você tem. E quanto mais você investe, mais perto dos seus sonhos você ficará. Não tem como sair disso. Você pode ganhar muito, mas se não economizar, não vai crescer no longo prazo.

Fique de olho, porque a conta é simples. Gaste menos do que ganha. Economize e invista. Assim, você estará mais próximo de atingir os grandes objetivos financeiros de sua vida. E os alcançará muito mais rápido também. E nunca se esqueça: o dinheiro não aceita desaforo.

Lélio Braga Calhau é promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE. Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *