Rede RIT – Nossa Rádio (SP) entrevista Lélio Braga Calhau sobre Educação Financeira

Entrevista concedida pelo Professor Lélio Braga Calhau, promotor de justiça do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais, para a Nossa Rádio (RIT – SP) sobre os benefícios de se utilizar os princípios da Educação Financeira em sua vida.

Lélio fala da importância de se gastar menos do que se ganha e da importância de se construir uma “reserva financeira” ao longo dos anos.

Lélio lembra que os momentos econômicos são cíclicos e que as pessoas devem se preocupar com a reserva financeira, em especial, nos momentos de bonança. No geral, isso não ocorre. A pessoa, eventualmente, esbanja, não faz a sua reserva financeira e, numa crise financeira, acaba sendo surpreendida negativamente com isso.

É importante o consumidor buscar comprar com equilíbrio e não usar apenas a emoção numa compra, em especial, na aquisição de um bem de grande valor (carros, imóveis etc).

É importante que o consumidor fique atento com as “estratégias do marketing” como o apelo emocional (Você merece isso, sua esposa vai gostar, vai ser bom para o seu filho etc) e a escassez, para que não faça uma dívida que o leve ao desequilíbrio financeiro.

A Educação Financeira prepara as pessoas para as chamadas “despesas ocultas” e o consumidor deve ficar atento com essas despesas, que vêm junto com bens de maior valor, de forma que se não forem levadas em conta, poderá haver um desequilíbrio perigoso nas finanças do consumidor.

Lélio lembra que há dois ditados populares interessantes sobre o assunto Educação Financeira: “O dinheiro não aceita desaforo” e “Galinha,que anda com pato, morre afogada”.

Fiquem atento e defenda o seu patrimônio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *