Rádio Globo entrevista Lélio Calhau sobre Educação Financeira

Lélio Braga Calhau, do site Educação Financeira para Todos, é entrevistado pela Rádio Globo sobre a importância da Educação Financeira para ajudar a vida das pessoas.

Lélio fala sobre como economizar em tempos de crise com princípios de Educação Financeira.

Lélio reforça sobre a importância de se trabalhar progressivamente a “reserva de emergência”, em especial, nos momentos de bonança pessoal. A vida é cíclica. Há tempos de bonança e de crise. É importante que as pessoas atentem para isso e se preparem melhor. Infelizmente, as pessoas só lembram da “reserva de emergência” na hora que o dinheiro acaba.

Lélio alerta sobre a importância de se agir rápido para estancar a perda do “poder de compra” para reagir rapidamente na mesma força que seja necessário num momento de perda de de poder aquisitivo. Não espere para depois, pois grandes endividamento podem começar assim.

Fatos negativos podem ocorrer, eventualmente, e é importante ter esse “colchão de liquidez” para se proteger.

Fique atento que quando você está endividado, as instituições financeiras tendem a dificultar a concessão de crédito de linhas mais baratas de empréstimo. Você, num momento negativo, poderá ser empurrado para as linhas de crédito mais caras como o cheque-especial e cartão de crédito.

Busque não dever e garantir sua “capacidade de negociação”. Mantenha toda a família informada e peça que todos atuem de forma integrada para garantir o equilíbrio financeiro da família. Isso evita que o provedor fique sozinho trabalhando para o equilíbrio e outros membros gastando de forma descontrolada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *