Rádio Globo entrevista Lélio Braga Calhau sobre como evitar e pagar dívidas, 20.11.15.

Entrevista concedida por Lélio Braga Calhau, promotor de justiça do consumidor do MP-MG, professor e coordenador do portal “Educação Financeira para Todos, sobre as dificuldades que os brasileiro têm em lidar com o dinheiro.

Lélio e Paulo comentam a crise econômica atual no Brasil e Lélio reafirma a importância de se construir a “reserva de emergência” para tratar dessas situações de dificuldades, que eventualmente vão ressurgir e terão que ser combatidas com esforço de toda a sua família.

Lélio fala da importância de se trocar dívidas mais caras (cheque especial e cartão de crédito) por dívidas mais baratas (CDC e empréstimo consignado) para que a dívida nãos cresça tão rapidamente.

Para Lélio o brasileiro tem que aprender a dizer NÃO para as ofertas de consumo. O brasileiro é bombardeado por estímulos de consumo diariamente e conscientizar toda a família é importante para que o equilíbrio financeiro seja preservado.

Segundo pesquisas, a maioria dos brasileiros deve utilizar o 13º salário para quitar ou amortizar dívidas e isso deve ser observado pelas pessoas. Lélio alerta sobre o cuidado que as pessoas devem ter com o “Janeiro Vermelho”, quando despesas de IPTU, IPVA, materiais escolares etc batem à porta de muitas pessoas.

Lélio finaliza dizendo da importância cabal do consumidor em dizer NÃO ao consumismo e como a disciplina é importante aliada para se atingir o sucesso financeiro.

Saiba dizer não !

O dinheiro não aceita desaforo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *