Rádio Globo BH(MG) – Como se planejar financeiramente para 2016 (e para a vida)

Rádio Globo, de Belo Horizonte (MG), entrevista o promotor de justiça do consumidor, Lélio Braga Calhau, criador do portal “Educação Financeira para Todos”, um dos melhores fontes de educação financeira e direito do consumidor da internet.

Lélio cita a importância de se fazer um diagnóstico e não achismo, para se avaliar adequadamente como estão as suas finanças pessoais. Lélio alerta para o problema que as pessoas tendem a avaliar que gastam menos do que efetivamente na corrida vida moderna.

Lélio lembra dos cuidados que se deve ter com o equilíbrio financeiro e chama a atenção para indícios, como por exemplo, entrar por poucos dias no cheque especial e ficar todo o mês.

Lélio alerta para a necessidade de se ficar atento com NECESSIDADE e VONTADE. Priorize as despesas necessárias e não etiquete indevidamente “vontades” como “necessidades”.

Paulo e Lélio conversam sobre a possibilidade de se diminuir a velocidade do crescimento da dívida, para que haja um novo fôlego para que ao consumidor possa ter mais chance de atacar a origem da dívida.

Lélio relembra da importância de se tentar criar uma reserva paulatina ao longo de anos e que 10% é um número citado por grandes autores, como um valor mínimo para se economizar e investir para se obter sucesso financeiro na vida.

Lélio registra a importância de se buscar investimentos que ganhem da inflação e cita alguns prós e contras da caderneta de poupança, por exemplo.

Por fim, Lélio e Paulo comentam sobre a frugalidade(sempre citada por grandes gurus financeiros), viver abaixo do que se ganha, como estratégia financeira para se atravessar os tempos ruins da economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *