(Tutorial) Defenda seus direitos – Utilizando o portal consumidor.gov.br

Defenda seus direitos – Utilizando o portal consumidor.gov.br.

Neste pequeno vídeo o promotor de justiça de defesa do consumidor do MP-MG e coordenador do portal “Educação Financeira para Todos”, Lélio Braga Calhau, ensina como o consumidor pode utilizar o portal “consumidor.gov.br” para defender os seus direitos perante grandes fornecedores (entre eles, tradicionais litigantes brasileiros como bancos, companhias telefônicas etc) .

O Consumidor.gov.br é um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.

Utilize o portal para formalizar a sua reclamação, que será recebida, analisada e respondida em até 10 dias.

Seja objetivo na sua reclamação e evite o uso de adjetivos. Cuidado para não se exceder e praticar algum ato que pode lhe prejudicar (ex: difamação, etc). Faça a reclamação com calma e utilize a RAZÃO para tentar resolver o seu problema com o fornecedor.

Trata-se de um canal (a mais) para ajudar consumidor a resolver o seu conflito e tanto a iniciativa do governo, como a adesão das empresas é elogiada. Não dando certo, avalie a hipótese de procurar assistência jurídica (Procons, Defensoria Pública, Juizados Especiais etc).

Se gostou do vídeo, compartilhe; curta nosso canal no Youtube e até a próxima !

2 comentários sobre “(Tutorial) Defenda seus direitos – Utilizando o portal consumidor.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *