Planejamento financeiro. Onde você pretende estar em 10 anos?

Você tem planejamento financeiro ?

A maioria das pessoas, talvez por conta das elevadas pressões e atividades desempenhadas no dia a dia, foca seus esforços em conseguir um equilíbrio financeiro apenas no curto prazo. A imensa maioria pouco se organiza para o equilíbrio financeiro no médio e longo prazo.

Isso é um grande erro, pois, como diz um ditado “Quando não se tem um destino, qualquer porto serve”.

Quem vai para a batalha diária sem saber o OBJETIVO que deve atingir no LONGO PRAZO, acaba por gastar muita energia apenas no atingimento das metas de curto prazo e não progride financeiramente ao longo dos anos.

A pessoa que trabalha com as três metas (curto, médio e longo prazo) financeiras para atingir os sonhos acaba sendo um barco que navega pelo oceano econômico com um destino certo.

Por exemplo, se vem uma crise na economia, ela tem um plano; se vem a bonança, ele gasta sabendo que os tempos de “vacas magras” virão novamente. Em resumo, a pessoa se prepara para vencer ao longo dos anos.

Mesmo quem tem pouco, deve se preocupar com isso e tentar sempre economizar um pouco mais e investir, mesmo que inicialmente sejam valores menores (mas que no longo prazo se tornam muito relevantes) a fim de começar a dar uma direção para o barco da sua vida e levá-lo também ao atingimento dos sonhos financeiros (ex: comprar a casa própria, estudar no exterior etc) de longo prazo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *