Dica de livro: Nunca almoce sozinho de Keith Ferrazzi

Dica de livro: Nunca almoce sozinho de Keith Ferrazzi

Dica de livro: Nunca almoce sozinho de Keith Ferrazzi

Descobri esta preciosidade em 2014 numa dica de vídeo de Seiti Aratta. Trata-se de um livro que fala das relações profissionais de sucesso, que podemos desenvolver durante uma vida.

Keith Ferrazzi defende que a construção de relações genuínas deve distinguir-se das grosseiras e desesperadas tentativas associadas ao que vulgarmente é denominado de networking. Recentemente, aconteceram duas situações que me lembraram isso: no aniversário de 15 anos do meu trabalho recebi mais de 150 mensagens iguais (texto padrão do Linkedin) me dando parabéns e um evento social, onde pessoas, sem o mínimo de interação, saem fornecendo seus cartões pessoais para todos. Essas práticas (comuns) não levam a relações genuínas e isso Ferrazzi defende no livro.

Alguns dos conselhos valiosos que ele passa na obra são: não guarde tudo para si, estabeleça constantemente contatos, procure mentores, seja interessante, entre outros. Aqui, o que me chamou a atenção foi a orientação de se manter contato regularmente, não apenas quando se precisa de algum favor. Infelizmente, a maioria das pessoas desaparecem por tempos e somente quando precisam de um favor entram em contatos, o que já aponta uma relação muito superficial entre essas duas pessoas.

Não é um livro de autoajuda, mas um livro sobre fazer a diferença entre as pessoas e que pode contribuir concretamente para o seu desenvolvimento pessoal. Com estas dicas, você terá mais oportunidades de crescer e atingir o sucesso profissional e financeiro de uma forma sustentável.

Dou 5 de 5 estrelas.