Não “feche a compra” de carro na concessionária – Educação Financeira para Todos #099

Lélio Braga Calhau, do site Educação Financeira para Todos, fala do cuidado que se deve ter ao “fechar a compra”, sem fazer uma análise profunda, de um automóvel na concessionária.

Alguns vendedores apontam que “grande parte da venda” está conquistada, quando o cliente entra dentro da concessionária. O comprador já começa, então, a negociação em uma situação ligeira de desvantagem.

Outros apontam que se ele faz o “testdrive” aumenta muito a conversão da venda. Daí a insistência dos vendedores em que você faça o “testdrive”, mesmo não havendo o seu interesse. A emoção acaba “falando alto” nesse momentos. E há vendedores que chegam a dizer que a emoção é 100% da compra de um carro novo.

Então, fique atento, pois os vendedores das concessionárias são muito bem treinados e estão lá para fechar boas vendas para as empresas.

Apelo emocional (você merece isso; sua esposa vai gostar; vai ser bom para os seus filhos); escassez (só consigo este preço para hoje; é o último carro; outras pessoas já estão olhando este carro; compre rápido, pois outro cliente já reservou o carro) são algumas das estratégias de marketing utilizadas nas concessionárias de veículos.

Se for compra um automóvel, mande e-mails para documentar todas as propostas e nada ficar mal explicado (o que pode gerar dissabores desnecessários na Justiça depois).

E insista em descontos, sem ainda voltar a concessionária, para fechar o negócio. O vendedor vai te ligar quando vezes forem necessárias para tentar fechar a venda. Seja racional e negocie com calma. Tente conseguir mais descontos e uma proposta vantajosa (de preferência documente por email ou ou só entre nessa fase, quando você tiver certeza de que a compra vai ser boa para você.

Vá à concessionária quantas vezes você achar importante antes de ter certeza QUER QUER e PODE FECHAR o negócio. Você não tem que fechar a compra somente porque o vendedor está insistindo. Pegue a “melhor oferta” por escrito e vá para casa e reflita sobre os aspectos positivos e negativos antes de fechar o negócio.

Se gostou do vídeo, compartilhe; curta nosso canal no Youtube e até a a próxima !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *