Lélio Braga Calhau, do site Educação Financeira para Todos, fala sobre a importância de se lidar com a imprevisibilidade em nossa vida financeira.

Imprevisibilidade financeira – Educação Financeira para Todos #090

Lélio Braga Calhau, do site Educação Financeira para Todos, fala sobre a importância de se lidar com a imprevisibilidade financeira em nossa vida .

São fatos negativos financeiros, por exemplo: demissão de um emprego, ocorrência de um acidente de trânsito (envolvendo você ou um parente próximo), incêndio em uma casa, por exemplo.

Em face desses problemas, as pessoas podem: 1. Omitir-se e não fazer nada. Quando o problema surgir, a pessoa pensa no que vai fazer; 2. Construir paulatinamente uma boa reserva financeira: quando ocorrer, você poderá estar preparado e 3. Contratação de seguros (veículos, vida, residencial etc) e plano de saúde.

Seja proativo e não espere o “fato negativo financeiro” ocorrer para se preparar para enfrentá-lo.

Haverá muito mais esforço financeiro e desgaste emocional, quando você não está preparado para os “fatos imprevisíveis”.

Priorize as ações proativas: construa progressivamente a sua reserva financeira e tenha seguros, adequados para o seu caso concreto.

Se gostou do vídeo, compartilhe; curta nosso canal no Youtube e até a próxima!