Entrevista legal - A importância de ter um bom coach

A importância de ter um bom coach para posicionamento profissional

A importância de ter um bom coach – Entrevista legal

Muito se fala sobre a importância do trabalho de um coach. Entrevistamos nessa oportunidade Alexandre Henrique Souza, Mentor no Sebrae, Professor no MBA, Eleito pela Revista VendaMais um dos melhores treinadores do Brasil, Empresário com mais de 15 anos de experiência em Gestão e criador do site www.mmaemvendas.com/plano

  1. EFPT – Vivemos tempos confusos e com mudanças rápidas e bruscas. Os empresários se sentem perdidos hoje quando se trata de construir negócios por longos de anos ?

Se você pensar que há 10 anos não existia Facebook no Brasil, que as pessoas buscavam produtos e serviços nas páginas amarelas da lista telefônica e ninguém concebia compartilhar o seu carro ou a sua casa com um estranho, realmente vivemos tempos novíssimos, com mudanças em escala exponencial.

Cabe ao empresário, ou gestor com poder de decisão em qualquer tamanho de empresa, ver oportunidades de negócios.

Quais dores ou necessidades da população precisam ser atendidas dentro deste novo cenário?

Testar esta ideia através de um protótipo ou de um mínimo produto viável, ou MVP como se diz no jargão das startups, e persistir, pois dificilmente uma nova ideia ou projeto vai dar certo de primeira.

  1. EFPT – É possível alguém que tenha limitações dentro de uma empresa, virar a mesa e se tornar um melhor profissional em um nova atividade ? O que ele precisa fazer para isso dar certo ?

Sem dúvida é possível, eu sou prova disso. Fui empresário na área de telecomunicações por 12 anos, vendi as lojas e hoje atuo como Coach, empresário na área de treinamento e professor no MBA.

Existem estudos que preveem que quem nasce hoje terá sete carreiras durante a vida. Sete carreiras! Não sete empregos!

Para isso dar certo precisa flexibilidade, estar atento às mudanças e sobretudo, por mais contraditório que pareça, ter foco. Ser especialista e muito bom em alguma coisa, e a partir daí procurar ou atrair oportunidades que tenha relação com a sua expertise.

Voltando ao meu exemplo, atuo em 3 atividades, mas que todas têm sinergia entre si, e uma abre portas para a outra.

  1. EFPT – Muito se fala de coach hoje no Brasil, mas o que é fato e o que é mito ? Que tipo de auxílio concreto um coach pode prestar para pessoas, que desejam crescer pessoalmente e profissionalmente ?

O problema em relação ao coaching é que muitos profissionais não habilitados como Coaches começaram a atuar como tal, ou prometeram coisas que não puderam cumprir, e isso gerou alguma confusão nas pessoas.

Mas o coaching é uma metodologia estruturada que ajuda as pessoas a atingir algum objetivo específico, que pode ser pessoal, ou profissional.

Ter alguém capacitado olhando sua situação do lado de fora e orientando os seus passos com instrumentos cientificamente comprovados, só tem a ajudar e te levar à conquista dos objetivos.

  1. EFPT – Crenças limitantes podem impedir uma pessoa de crescer profissionalmente ao longo de uma vida ?

Nosso mundo é aquilo em que a gente acredita. O que cremos como certo e errado, possível e impossível. O que você crê sobre seu país, sua cidade, sobre as pessoas, sobre seu trabalho, sua empresa, e principalmente sobre você, é que vão moldar a sua realidade.

As crenças tendem a ser autorrealizáveis. Se você acredita que pode, você está certo! Se você acredita que não pode, também está certo!

Que tipo de crença você quer ter a seu respeito? Que é capaz, ou incapaz?

  1. EFPT – Como os consumidores podem conhecer melhor o seu trabalho ? Existem cursos presenciais ?

Hoje dou consultoria e treinamento para líderes, gestores e empresários de uma forma geral. Eu percebo que a grande dificuldade do líder brasileiro está na execução, por isso eu criei um programa, que estará no ar gratuitamente somente agora em janeiro, chamado Plano de Ação – Gestão Empresarial.

Quem quiser saber mais, basta acessar o link: www.mmaemvendas.com/plano

6. EFPT – Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *