Gestão de pessoas - Uma conversa com a psicóloga Vânia Sampaio

Gestão de pessoas – Uma conversa com a psicóloga Vânia Sampaio

Gestão de pessoas – Uma conversa com Vânia Sampaio

O mercado de trabalho tem sido cada vez mais rigoroso no momento de selecionar novos colaboradores. Para entender melhor esse momento, entrevistamos a Dra. Vânia Sampaio, psicóloga, que falou sobre o assunto para os leitores do nosso canal.

Vânia do Nascimento Sampaio

Experiência na área de Recursos Humanos (Atração e Seleção de Pessoas, entrevistas em grupos e individuais, jogos empresariais, utilização de testes psicológicos, elaboração de relatórios psicológicos, análise de perfil, gestão de treinamentos e desenvolvimento, comportamental e motivacional com mais de 10 mil horas de treinamentos aplicados.

Conquistas em premiações: Você S/A Revista Exame ( 150 melhores empresas para se trabalhar); Consultório Psicológico – Atendimento Clínico; Consultora e proprietariada como sócia da Empresa DRV Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

Pós-Graduada em Gestão de Pessoa com Ênfase em Estratégia Organizacional pela UNIPAC.

Pós Graduada em Saúde Mental e Intervenção Psicossocial pela Univale. Graduada em Psicologia pela UNIVALE.

1) Dra. Vânia, o modelo “recursos humanos – RH” foi superado pelo “gestão de pessoas” ? O que significa isso para a vida dos colaboradores ?

Muitos avanços foram conquistados ao longo do tempo e o RH deixou de ser entendido ou confundido apenas pelo apoio junto as pessoas diante das questões burocráticas (funções ligadas ao Departamento Pessoal).

O setor de Recursos Humanos passou atuar de maneira estratégica, buscando compreender as necessidades subjetivas das pessoas, os ajudando em seu desenvolvimento e contribuindo na construção de suas competências, além de gerir informações de alta relevância, trazendo a satisfação do colaborador e diminuindo custo para a organização.

Logo a sua atuação, é no sentido de oportunizar as pessoas certas em lugares corretos, medindo eficácia, felicidade no trabalho e agregando valores para clientes internos, externos e para a empresa de modo geral.

2) Muita gente se preocupa com remuneração no trabalho e nem tanto com a entrega de resultados. Isso acaba gerando desalinhamento nas empresas. Como vencer esse obstáculo ?

Estamos na crise dos conflitos de gerações, ansiedade é a marca de grande intensidade do momento.

Jovens vem buscando por ascensão a qualquer custo sem a maturação necessária para obter os resultados positivos, tanto para o colaborador quanto para empresa .

A empresa em contrapartida, deverá mediar esta ansiedade do colaborador, o possibilitando visualizar além de orientá-lo frente as oportunidades que a organização poderá lhe oferecer, deixando claro a real necessidade para atingir este lugar e consequentemente a remuneração desejada.

3) Dra. Vânia, o que sugere que pode ser feito por pessoas, que buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho ?

“É preciso compreender sobre as suas potencialidades bem como sobre o seus pontos de melhorias, desta forma se desenvolver, se preparar tanto a nível comportamental quanto profissional”.

Uma outra dica é buscar por formação educacional, procurar por cursos mesmo os onlines, pois contribuem para construir capacidade teórica e ampliar um leque de conhecimento.

Network é uma importante possibilidade, criar laços profissionais e dizer sobre a sua competência, valores e atitudes, como diz o velho ditado; só é lembrado quem é visto!

4. O que é um currículo bem feito ?

É um currículo verdadeiro, que contenhas informações sobre sua experiência e habilidades de maneira resumida visualmente atrativo;

4.1) As pessoas têm se preparado adequadamente para procurar um vaga de trabalho ?

Algumas sim, outras não. Existem muito mais pessoas buscando por salários, do que buscando por trabalhos.

4.2) Como isso pode ser mudado ?

Com atitudes inovadoras; a nível comportamental; ter responsabilidade, compromisso, qualidade nas relações interpessoais, foco e superação continua de seus limites; a nível técnico; descobrir de fato sobre o seu perfil, estudar, fazer e refazer, utilizando de fato suas habilidades de maneira assertiva e produtiva constantemente.

Muito Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *