Garantia estendida: propostas feitas com "efeito surpresa"

Garantia estendida: propostas feitas com “efeito surpresa”

Garantia estendida: propostas feitas com “efeito surpresa” buscam lesar o consumidor.

Temos que ficar cada vez mais atentos com as “espertezas” praticadas por alguns grandes fornecedores, que lesam os consumidores na busca de lucros cada vez maiores.

Quando você acha que já viu de tudo, eles tentam criar novas formas de tomar o dinheiro do consumidor com algo que ele não quer ou não precisa.

Ontem, fui comprar um eletrodoméstico num grande magazine. Era uma compra pequena, um bem com valor inferior a R$ 100,00. O caixa confirmou o valor, coloquei-o no balcão e começou o assédio para tentar me vender a famigerada GARANTIA ESTENDIDA.

Bem, como você sabe, o Código de Defesa do Consumidor te protege se surgir um “vício oculto” no seu aparelho, mesmo se isso ocorrer após o fim da garantia, mas, deixemos, isso de lado e voltemos à abordagem.

Com uma voz quase mecanizada, a caixa me explicou dos “benefícios” da garantia estendida (que pasmem, era 20% do valor do produto). Agradeci e pedi que a venda fosse concluída. Ela voltou com a mesma voz mecanizada e insistiu. Eu agradeci de novo.

Então, a pergunta fatídica ? Por que ? Respondi que conhecia o CDC – Código de Defesa do Consumidor e que ele me protegia em caso de vício oculto mesmo fora do prazo de garantia. Ela deu um sorriso amarelo, agradeceu e nem quis argumentar ( e como poderia fazê-lo ?). Quando o consumidor conhece o seu direito e é assertivo, o mau fornecedor recua.

O valor era pequeno, mas pensem, que centenas de consumidores são diariamente submetidos a essa mesma abordagem nessa loja e em centenas de outras unidades por todo o Brasil.

Fique atento e acompanhe de perto os seus direitos.

Sempre, há fornecedores que tentarão criar mecanismos diferentes para aumentar o lucro com prejuízo para o consumidor.

Caso queira, procure os órgãos de defesa do consumidor e denuncie a empresa também. E não se esqueça: o dinheiro não aceita desaforo.

2 comentários sobre “Garantia estendida: propostas feitas com “efeito surpresa”

  1. Esse é um assunto muito importante, somos constantementes assediados para obter a garantia estendida e conheço muitas pessoas que caem nessa armadilha.

    Em minha última compra, o vendedor não parava de insistir para eu obter tal garantia. Você fica com a impressão de que se não adquirir vai fazer um mau negócio.

    Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *