3 Anos - Educação Financeira para Todos

Fique atento – Apelo emocional – como tomar seu dinheiro + fácil legalmente

Fique atento - Apelo emocional - como tomar seu dinheiro + fácil legalmente

Hoje venho falar novamente sobre uma estratégia de marketing das indústrias utilizada amplamente para fazer o consumidor comprar ou o que ele não quer ou mais do que ele precisa.

Não é nada ilegal, mas o importante é você saber que ela existe e está amplamente sendo utilizada no comércio em geral.

A foto acima é um caso de chocolate de uma grande indústria brasileira, onde para despertar as emoções mais profundas do consumidor, é usada a expressão “seu filho merece”.

As expressões “seu filho merece”, “você merece”, “sua família merece”, ” … vai adorar” são gatilhos emocionais, que quando disparados, acionam forte emoções nas pessoas e ajudam a te levar no sentido de consumar uma compra. São ilegais? Claro que não. Mas cabe a nós sabermos que elas existem quando vamos nos expor a uma situação de consumo. Sabendo como os “gatilhos emocionais” funcionam a gente não cai neles com facilidade e pode fazer uma compra mais justa (para ambos).

Onde os gatilhos emocionais do “apelo emocional” são utilizados com muita frequência: venda de veículos novos, lojas com roupas sofisticadas e caras, alimentos etc etc.  Mas o uso é bem comum no comércio todo. Fique experto e valorize o dinheiro que está no seu bolso. Afinal, o dinheiro não aceita desaforo !

Ps – Se interessar ler mais sobre o tema clique aqui.