Entrevista para a Rádio Nacional, Brasília (DF), sobre educação financeira e endividamento

Você está endividado e não sabe como equilibrar o orçamento? O Revista Brasil desta quarta-feira (11) entrevistou o promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, idealizador do Portal Educação Financeira para Todos, Lélio Braga Calhau.

Para o especialista, o primeiro passo é reconhecer que está em dívida, depois cortar despesas ou vender ítens que no momento não estão sendo usados. Além disso, para o promotor, a melhor maneira de enfrentar o endividamento é reunir a família e conscientizar todos os membros da necessidade do corte de despesas.

Segundo ele é preciso fazer uma “faxina financeira”, um orçamento minuncioso para descobrir onde o dinheiro da casa está sendo gasto. Ele lembra também que é preciso parar de comprar coisas parceladas, para evitar o efeito “bola de neve”; e estabelecer metas e sonhos a médio e longo prazo. Outra dica é não emprestar o nome para outras pessoas realizarem compras.

Lélio Braga Calhau alerta ainda que não basta ter as dívidas quitadas, é preciso ter uma poupança para emergências como um acidente de carro, um remédio mais caro, uma possível cirurgia, ou ainda uma possível perda de emprego.

https://soundcloud.com/lelio-braga-calhau/entrevista-para-a-radio-nacional-sobre-educacao-financeira-e-endividamento-da-populacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *