Educação Financeira para Crianças: um tema cada vez mais importante

Educação Financeira para Crianças: um tema cada vez mais importante

Educação Financeira para Crianças

O elevado nível de endividamento da sociedade brasileira (55,6 % segundo a CNC), reforça nossa preocupação com o tema da educação financeira para crianças.

O tema não é unanimidade, haja vista que nem todas pessoas acreditam que falar sobre dinheiro seja um assunto para o mundo infantil.

Alguns pais preferem não tocar nesse assunto com os filhos, com o objetivo de protegê-los.

Todavia, cada vez mais, um número grande de pais têm se preocupado com o assunto e buscam iniciar os filhos nesse assunto.

Consumismo

Embora as pesquisas apontem que o cartão de crédito (77,3% segundo a CNC) seja o maior responsável pelo endividamento da população, não há dúvida que o real causador é o consumismo.

E é o consumismo/endividamento, que reforça a importância de se introduzir a educação financeira para crianças já em tenra idade.

Esclarecer desde cedo aos pequenos que consumir envolve decisões e conseqüências, já que o dinheiro (e os recursos do mundo ) são limitados é super importante para que eles possam começar a lidar com o dinheiro.

A semanada (para crianças menores) e a mesada (crianças maiores e adolescentes) ajuda a criar na pessoa a necessidade de organizar sua pequena economia.

É importante que a criança tenha o conhecimento que o dinheiro advém do trabalho e que não é “fabricado pelos pais”.

Acreditamos muito, que a crianças e adolescentes, que recebem essa orientação mais adequada por parte da família, terão maior probabilidade de se tornar adultos mais conscientes, equilibrados nas relações de consumo e com maior capacidade de atingirem os seus sonhos.

Para saber mais sobre o assunto, clique AQUI.

Deixamos como dica final a palestra de Cássia D’Aquino sobre o assunto:

 

Bibliografia indicada: Ganhei Um Dinheirinho. O Que Posso Fazer Com Ele?

Para comprar o livro diretamente no site da Amazon, clique abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *