10 dicas para sobrar dinheiro: educação financeira na prática

10 dicas para sobrar dinheiro: educação financeira na prática

Dicas para sobrar dinheiro.

Tenha um plano e metas para curto, médio e longo prazo. É a espinha dorsal de sua vida financeira. Sem ela, você não sabe que rumo vai tomar na vida. E como diz o ditado, quem não tem um destino certo, pode parar em qualquer porto (e não é isso que buscamos para nós).

Fuja das compras por impulso. Elas só te levam para o buraco financeiro.

Não vá ao supermercado sem fazer previamente uma lista. E chegando lá, seja disciplinado e a respeite.

Tenha o costume de pedir desconto em todo lugar que for. Seja assertivo e chame supervisor, gerente ou peça ao vendedor para abrir o sistema na sua frente e insista novamente.

Tenha pavor de desperdício. Por exemplo, fique de olho no consumo de água, energia elétrica etc em sua casa.

Doe tudo que você não usa ou não vai usar nos próximos meses. Se tem bagulhos dentro de casa, lance mão do Mercado Livre, OLX etc, faça dinheiro e invista essa sobra no seu futuro.

Disciplina é tudo.

Lance mão, quando possível, de estratégia para aumentar a renda (horas extras, aulas particulares, etc) e pague suas despesas mensais com isso.

Fique atento com o pagamento de impostos. Multas, acertos maiores não programados, processos judiciais etc podem afundar financeiramente qualquer um de uma hora para a outra.

Seja criativo no lazer e explore alternativas de baixo custo. Por exemplo, passear com a família em um parque é muito mais barato e emocionalmente prazeroso do que ir “passear” em um shopping center (um templo do consumismo). Fique de olho, também, nas dicas culturais da região que você vive.

Fique por dentro de ofertas em sites de compras coletivas (Groupon, Peixe Urbano etc) e, se for o caso, utilize-as para reduzir as despesas em eventos com a família.

2 comentários sobre “10 dicas para sobrar dinheiro: educação financeira na prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *