3 Anos - Educação Financeira para Todos

“Depoimentos de clientes” – Quando a técnica descamba para a manipulação e busca apenas tomar o seu dinheiro

shutterstock_213271267

Nem tudo que reluz é ouro.

A força dos depoimentos, através de vídeos, postagens etc de clientes dizendo que gostaram do produto de um fornecedor e recomendando contratar uma determinada pessoa por ter tido uma experiência positiva, é inegável.

É uma estratégia de marketing eficaz e tem sido cada vez mais constante em todos os meios (e, em especial, no marketing digital). Têm proliferado nos últimos anos os cursos e produtos digitais e isso tem sido muito bom para a sociedade. O que era acessível para poucos, passou a ser ofertado sem limitações espaciais para muitos.

Todavia, o consumidor deve ficar atento antes de adquirir qualquer produto digital no mercado. Alguns fornecedores têm postado dezenas de depoimentos, que são conseguidos não espontaneamente, mas incentivados com “recompensas” para que sejam feitos e utilizados para influenciar os consumidores no momento de uma compra.

Fique atento com a veracidade desses depoimentos prestados e defenda o seu patrimônio. Tal iniciativa pode configurar “publicidade enganosa” na forma do Código de Defesa do Consumidor e ensejar severas punições para essas condutas, que prejudicam o consumidor no seu processo de avaliação do produto ou serviço.

Há muitos profissionais e produtos excelentes no marketing digital, mas há condutas que estão sendo promovidas, que prejudicam os consumidores e não encontram amparo nenhum no Código de Defesa do Consumidor, podendo, até em sentido contrário, expor seus praticantes a responderem a diversos processos judiciais.

Fique de olho e defenda o seu patrimônio. Marketing digital é bom e correto, mas manipulação de depoimentos não é legal e pode te causar um grande prejuízo.