Cuidado ao assinar contratos - Venda casada chega a situações absurdas.

Cuidado ao assinar contratos – Venda casada no Brasil chega a situações absurdas.

Temos sempre orientado os consumidores do “Educação Financeira para Todos” a tomarem cuidado redobrado antes de assinar qualquer contrato. Por mais absurda que seja a pactuação, se eventualmente, o caso for levado posteriormente ao Poder Judiciário para ser questionado, ele esbarrará em grande maioria das vezes, no princípio “o contrato faz lei entre as partes” e o juiz não anulará o contrato.

Conversando ontem com uma funcionária de uma grande rede varejista sobre a venda casada praticada por instituições financeiras, ela me disse que sua empregadora orienta (e exige metas pesadas) dos trabalhadores para venderem vários produtos ao mesmo tempo para o consumidor.

A venda casada é proibida por lei ! Segundo o artigo 39, I , do Código de Defesa do Consumidor, é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Por exemplo, o consumidor entra numa loja e compra uma geladeira. A vendedora estimula um financiamento e não apenas a compra à vista. Depois, tenta empurrar a garantia estendida e um seguro de incêndio residencial junto.Ou seja: de uma compra  à vista, a “venda casada” acabou sendo realizada não com um, mas com três outros produtos (financiamento, garantia estendida e seguro residencial).

Entrou numa loja para comprar um produto ou dentro de um banco para fazer uma operação, fique de olho e não aceite que sejam “empurrados” produtos/serviços péssimos para você junto com a aquisição do primeiro produto. Você só compra o que você quiser. É proibido condicionar a aquisição de um produto com a compra de outros ao mesmo tempo. Só compre o que você quiser e se tentarem fazer uma venda casada com você, denuncie o caso na promotoria de justiça do consumidor de sua comarca.

Não aceite a venda casada ! É uma prática abusiva contra o consumidor e o que conhecemos popularmente como “picaretagem”.

Defenda seu patrimônio, não assine nenhum contrato sem estudar com calma e fique de olho se não estão incluindo produtos que você não quer e que encarecem o negócio. Proteja os seus direitos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *