Contos bancários da Carochinha – Aplicar no Tesouro Direto é complicado

Um grande número de emails, que chegam ao nosso site, trazem a seguinte dúvida: o consumidor procura o gerente para saber como aplicar no Tesouro Direto e o gerente DO BANCO diz solenemente: aplicar no Tesouro Direto é muito complicado, você vai tomar prejuízo, eu não gosto, muito difícil, não tem futuro, não tem garantia, etc”.

Você acha andar de bicicleta complicado ? Eu não acho, mas lá atrás (a long time ago) tive que andar com rodinhas e me esborrachei no chão nas primeiras vezes. Aprender a dirigir ? Achei no início, hoje é quase tudo automático. Aprender uma nova rotina de trabalho? Mesma coisa. Todo início é diferente, mas depois a gente se acostuma e parece até que nascemos sabendo fazer a nova rotina.

Com o Tesouro Direto é a mesma coisa. Nas primeiras vezes, você tem uma certa estranheza, porque a aplicação é um pouco diferente. Existe uma conta numa corretora, você deve mandar o dinheiro para lá, quando a aplicação é feita ela sai (e volta no futuro) para essa conta da corretora e não para a sua conta normal do banco.

Lá no portal do Tesouro Nacional tem várias aplicações diferentes, mas é tudo bem fácil de entender. E o melhor, você pode começar aplicando valores baixos ( Tipo R$ 50, R$ 70 reais etc) e ir se familiarizando com toda tranquilidade sobre como funciona essa aplicação.

Há, mais tem que abrir uma conta numa corretora! Só dá um pouquinho de trabalho uma vez, depois nunca mais. É mínima a dificuldade para isso.

Então, caro consumidor/investidor, fique atento e não caia nessa “pegadinha do malandro” do sistema financeiro. O gerente defende os interesses do banco e para o empregador dele é melhor vender para você um título de capitalização (que, de fato, é péssimo para você)  do que você ir lá no site do governo federal e comprar títulos do Tesouro Direto, onde os bancos não recebem quase remuneração nenhuma (e você é muito bem recompensado).

Não caia nos Contos da Carochinha dos bancos. Fique de olho, porque dinheiro não aceita desaforo !