Sobre o autor

Lélio Braga Calhau nasceu em 1970 em Governador Valadares (MG). É Promotor de Justiça do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Atua nessa instituição desde 2001. Trabalhou, ainda, por 10 anos no Banco do Brasil.

É professor, escritor, graduado em Psicologia e mestre em Direito pela UGF-RJ.

O tema empreendedorismo é uma de suas paixões e pesquisa a educação financeira há mais de seis anos.

É o autor da cartilha de educação financeira do Procon Estadual do Ministério Público de Minas Gerais. Essa cartilha já foi distribuída a milhares de consumidores em Minas Gerais e tem auxiliado o dia a dia de muitas famílias.

Visitando o Google e o Linkedin no Vale do Silício, USA, 2014.

Visitando o Google e o Linkedin no Vale do Silício, USA, 2014.

Em 2014, visitou o “Vale do Silício” na Califórnia (EUA), conhecendo empresas como Facebook, Google, Linkedin, Airbnb, entre diversas startups. Considera esta a viagem mais importante de sua vida.

Sua missão com este site é levar o tema Educação Financeira aos milhões de consumidores do Brasil, que não têm conhecimento do assunto ou ainda não se conscientizaram efetivamente sobre a importância da educação financeira em suas vidas e de seus familiares.

É autor, ainda, de dois e-books sobre o tema Educação Financeira: Sete lições de Educação Financeira” e “Direitos Básicos do Consumidor e Educação Financeira”.


7 comentários sobre “Sobre o autor

  1. Quero parabenizar Lélio Braga Calhau pela inciativa! A educação financeira é dada na escola em muitos países desenvolvidos, aqui ainda estamos engatinhando neste caminho.

    Muitos aprendem sobre educação financeira por tentativa e erro, outros nem sabe o porquê do erro! São iniciativas como esta “educaçãofinanceiraparatodos.com” que ajudarão a mudar esta dura realidade. Afinal crises econômicas sempre vem e vão, pessoas educadas financeiramente se preparam melhor para estas oscilações econômicas anunciadas.

    Grande Abraço Lélio e fique com Deus, Sucesso.
    Prof. Walter Roque Gonçalves
    FGV/ABS Presidente Prudente – SP

  2. Olá Lélio, gostaria de convidá-lo para conhecer a Escola de Educação Financeira do RJ que, em quase seis anos, atendeu mais de 30 mil pessoas gratuitamente.

    A Escola e a Defensoria Pública, através do seu Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) está prestes a elaborar uma cartilha para o atendimento aos superendividados e recentemente apoiou a iniciativa do Procon de Tocantins no seu programa de capacitação para o atendimento aos inadimplentes. http://secom.to.gov.br/noticia/2016/8/26/procon-oferece-curso-para-tratar-de-superendividamento/

    Nossa missão se apoia na educação financeira para todos e sei que a sua experiência pode colaborar em nossos programas.
    Um grande abraço.

  3. Caro Dr. Lélio, descobri o blo hoje. Muita informação de qualidade em um tema bem sensível para a imensa maioria dos brasileiros.

    Gostaria de convidá-lo a conhecer nosso site, parlante.com.br, e também a integrar nosso banco de palestrantes. Quem sabe podemos levar sua palavra a audiências que precisam de uma palavra esclarecedora sobre o tema.

    Grande abraço e fico à disposição.

    César

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *