Oniomania, quando a compulsão por compras pode ser uma doença.

Oniomania, quando a compulsão por compras pode ser uma doença.

Oniomania, quando a compulsão por compras pode ser uma doença.

Oniomania é a compulsão por compras.

É algo patológico, não se trata de um desequilíbrio financeiro eventual, é quando o hábito da compra se torna compulsivo e se torna uma doença.

Segundo o psiquiatra Leonardo Gama Filho, quando a compulsão por comprar se apresenta de forma severa, ela se torna uma doença psicológica chamada Oniomania. O transtorno, caracterizado pelo descontrole dos impulsos, atinge cerca de 3% da população. Os portadores da Oniomania, também conhecidos como shopaholics ou consumidores compulsivos, frequentemente não conseguem resistir à tentação de comprar. Chegam a não pagar contas essenciais para gastar com supérfluos. A gratificação e a satisfação obtidas através da compra não os permitem avaliar a possibilidade de futuros prejuízos.

Se você conhece alguém com esse problema, sugira que ela procure ajuda especializada (psicólogo ou psiquiatra).

Muita gente se endivida e acaba caindo em depressão e pode estar sofrendo por conta desse transtorno. É preciso reconhecer que há o problema e procurar ajuda especializada.

Comportamentos suspeitos

O psiquiatra Leonardo Gama Filho esclarece que, entre os comportamentos mais comuns dos shopaholics estão esconder as compras da família ou do parceiro; mentir sobre a quantidade verdadeira de dinheiro gasto em compras; gastar em resposta a sentimentos negativos como depressão ou tédio; sentir euforia ou ansiedade durante a realização das compras; culpa, vergonha ou auto-depreciação como resultado das compras; se dedicar muito tempo fazendo “malabarismos” com as contas ou com as dívidas para acomodar os gastos; além de uma atração incontrolável por cartões de créditos e cheques especiais. Uma pessoa só é considerada um consumidor compulsivo se é incapaz de controlar o desejo de comprar e quando os gastos frequentes e excessivos interferem de modo importante em vários aspectos de sua vida.

Quem está passando por esse problema se envolve em dívidas pesadas, eventualmente sucumbe com drogas ( lícitas ou ilícitas ) ou pode destruir o seu patrimônio,  ou mesmo, de uma família.

Ajuda especializada

Essa pessoa pode estar num estágio de sofrimento emocional e a ajuda especializada irá ajudá-la a superar essa dificuldade.

Para acessar o conteúdo integral do artigo do Dr. Leonardo Gama Filho, clique AQUI.