Como reclamar na ouvidoria do banco ? Fui lesado e quero reclamar.

Como reclamar na ouvidoria do banco ? Fui lesado e quero reclamar.

Como reclamar na ouvidoria do banco ?

Neste pequeno vídeo o promotor de justiça de defesa do consumidor do MP-MG e coordenador do portal “Educação Financeira para Todos”, Lélio Braga Calhau, ensina como reclamar na ouvidoria dos bancos.

Segundo o Banco Central, as ouvidorias dos bancos, das financeiras e das administradoras de consórcio foram instituídas por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil, para receber e tratar as reclamações de seus clientes e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado pelas agências ou por quaisquer outros pontos ou canais de atendimento, entre outras atribuições.

As ouvidorias não substituem os canais convencionais de atendimento.

Ao contrário, existem para tratar questões de clientes e usuários que não se sentirem satisfeitos com o resultado do tratamento de suas reclamações e desejarem revisão da questão.

Problemas com o banco.

Por isso, em caso de problemas com o banco, a financeira ou a administradora de consórcio, é fundamental que o cliente ou usuário procure primeiramente atendimento em sua agência.

Você pode reclamar também em outros pontos ou canais de atendimento por telefone e internet, disponibilizados ao consumidor.

A Ouvidoria não substitui a ação dos Procons, MPs, Poder Judiciário etc.

É um canal a mais para ajudar o consumidor a resolver um conflito com a instituição financeira.

Não resolvendo o problema na ouvidoria do banco, você pode, ainda, reclamar na Ouvidoria do Banco Central.

Sobre o coordenador.

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE.

Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Sobre a Educação Financeira para Todos:
www.educacaofinanceiraparatodos.com

O Portal Educação Financeira Para Todos promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro e direito do consumidor.

Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *