Lélio Braga Calhau, do site Educação Financeira para Todos, fala sobre como reclamar e defender seus direitos de consumidor contra a má prestação de serviço bancário.

Como reclamar do banco ? – Educação Financeira / Direito do Consumidor

Como reclamar do banco ?

Lélio Braga Calhau, do site Educação Financeira para Todos, fala sobre como reclamar e defender seus direitos de consumidor contra a má prestação de serviço bancário.

O primeiro fato é a necessidade de se documentar a reclamação por escrito (prova documental). O consumidor, em muitos casos, fica prejudicado quando a sua prova é meramente verbal (prova testemunhal). Então, fique muito atento com isso. Alegar sem provar é a mesma coisa que não alegar.

Muitas pessoas não sabem como reclamar do banco ou até perdem energia e tempo fazendo reclamações vazias nas redes sociais e não atuando de forma objetiva para resolver o seu problema com o banco.

Lélio sugere três passos simples:

1 – Reclamação na agência (Primeira vez, verbal; não resolvendo em prazo razoável, por escrito com recibo na sua segunda via.);

2. Reclamação na Ouvidoria do seu banco,

3. Procure o PROCON Municipal (direito individual – ex: danos materiais ou morais) ou Procon Estadual (direito coletivo) – reclame por escrito –

4. Poder Judiciário (Justiça comum cível ou Juizado Especial Cível). Com os documentos acima, você terá uma chance melhor de comprovar a sua alegação.

A consulta a um bom advogado é sempre recomendável.

Seguindo esses passos simples, você poderá levar uma prova mínima do seu caso, posteriormente, ao Poder Judiciário.

Se gostou do vídeo, compartilhe; curta nosso canal no Youtube e até a próxima!

Um comentário sobre “Como reclamar do banco ? – Educação Financeira / Direito do Consumidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *