como economizar dinheiro em viagens

Entrevista Legal – Como economizar dinheiro em minhas viagens ?

Com o objetivo de trazer informações concretas sobre como lidar melhor com o dinheiro em suas viagens, o EFPT entrevistou hoje Bruna Bragatto, coordenadora do site Viaje na Web.

O site Viaje na Web está fazendo grande sucesso nas redes sociais e tem muitas dicas concretas sobre como viajar melhor, gastar menos e ter melhores experiências em suas férias.

Para conhecer o Viaje na Web, clique AQUI.

EFPT – É possível viajar sem gastar muito ?

Viagem na Web – Com certeza. Mas é preciso que haja um planejamento. Definir o local com antecedência pode reduzir os custos de uma viagem expressivamente. Além disso, o custo é proporcional ao nível de conforto esperado. Se você é desapegado, aceita carona, dorme em hostel, gosta de acampar e não vê graça em comer em restaurante chique você consegue viajar gastando quase nada. Agora se espera um nível de conforto mais elevado o custo evidentemente será outro. A grande jogada é adaptar a viagem ao seu orçamento e isso só é possível com muita pesquisa e planejamento, e talvez um pouco de desapego. Para adaptar o orçamento muitas vezes é preciso abrir mão de coisas que gostaríamos de fazer em favor do objetivo maior que é tornar aquela viagem viável.

EFPT – É mais barato viajar para o exterior ou para dentro do Brasil de férias ?

Viagem na Web – Depende. O Brasil tem destinos incríveis para passar as ferias, mas diversos fatores fazem com que muitas vezes viajar para o exterior seja mais barato. Primeiro pela infraestrutura e logística. Quem mora no interior sofre bastante com isso. Viajar para o nordeste brasileiro por exemplo é uma via sacra pra nós habitantes de interior. Maragogi costuma sair mais caro do que um pacote turístico para Cancún. Fora as longas horas de conexão, que desanimam e fazem com que as pessoas prefiram um voo direto para o exterior. Em abril desse ano estive no Chile, por uma bagatela de 9 mil milhas o trecho BH – Santiago. Pode até sair um pouco mais barato mesmo em alguns casos, mas como o acesso muitas vezes é tão difícil quanto uma viagem para o exterior, do meu ponto de vista e dependendo do valor da diferença pode compensar pagar um pouco mais caro logo e ir para lugares como a Grécia ou a Africa do Sul, por exemplo. Tudo depende das preferências pessoais de cada um, essa questão de caro ou barato também engloba isso.

EFPT – Como surgiu a idéia de criar o site e qual é o objetivo de vocês ?

Viagem na Web – A ideia do blog surgiu numa viagem para o Peru. Um passeio que contratamos não saiu como esperado, e não tínhamos encontrado muito conteúdo sobre o lugar pela internet. Já tínhamos o costume de ler blogs de viagem para planejar nossas viagens, por isso foi natural que depois de tantas pesquisas e conhecimento adquirido nesse planejamento sentíssemos a necessidade de compartilhar de alguma forma esse aprendizado. A ideia inicial era ajudar a informar as pessoas sobre destinos turísticos pelo mundo. Hoje, nosso objetivo vai além. Queremos compartilhar nossas experiencias de viagem, as histórias engraçadas, os perrengues e todo o aprendizado que só uma viagem é capaz de nos dar. Queremos produzir conteúdo de qualidade sobre o assunto porque é o que amamos fazer e penso que se todo mundo viajasse mais as pessoas seriam mais felizes e dariam mais valor as coisas que realmente merecem ser valorizadas. A meta é despertar em nosso leitor a vontade de viajar, pode ser uma meta ousada talvez. Mas fico extremamente realizada quando alguém lê um texto e diz que ficou com vontade de ir naquele lugar. Queremos mostrar o quanto viajar pode mudar as perspectivas, agregar conhecimento, mostrar as tendências da área, e alertar nosso leitor da importância de ser um turista responsável, de forma ambiental e social.

EFPT – Como economizar em viagens no exterior ?

Viagem na Web – Como já mencionei acima, é tudo uma questão de planejamento. Quem se organiza e planeja tem muito mais chance de economizar do que alguém que simplesmente viaja sem nenhum conhecimento prévio sobre o lugar. Não que isso seja errado, é uma opção válida pra quem pode se dar esse luxo. Mas o fato é que viajar sem planejamento acaba limitando as possibilidades de economia. Se você pesquisa antes e se programa de ir na melhor época fica mais fácil encontrar atividades gratuitas, hotéis bem localizados com um bom custo benefício e por aí vai. Mas sempre tem aquelas dicas úteis: utilize o transporte público, principalmente no exterior porque é seguro, barato e eficiente.

EFPT – Então, para economizar … 
Viagem na Web – Para economizar na hospedagem a dica é reservar com antecedência. O airbnb também é excelente principalmente se a viagem for em turma, já consegui preços inacreditáveis em apartamentos em Paris e Atenas. A dica aqui é escolher o anfitrião com boas avaliações, é muito seguro. Existe também serviço de hospedagem gratuita como couchsurfing ou serviço de velejar, aplicativos para carona e vários outras ferramentas que podem ser utilizadas para gerar economia. Existem ainda bilhetes únicos, que podem gerar desconto em ingressos, tickets de metrô, compras e etc. Normalmente descobrimos isso nos quiosques com informações turísticas ou as vezes até no hotel mesmo, depende do nível de desenvolvimento turístico do lugar que estamos indo.

EFPT – O Airbnb e o Uber vieram para ficar ? Já usaram no exterior ? O que acharam ?

Viagem na Web – Vieram pra ficar com certeza. Já usamos o Airbnb no exterior muitas vezes e as experiencias foram ótimas. O Uber não usamos no exterior ainda, por falta de oportunidade já que nos últimos anos rodamos na Europa e o metrô é muito eficiente e barato por lá. Mas no Brasil só tive experiencias boas com o Uber, principalmente no Rio, onde já tive muito problema com os táxis. São serviços inovadores e de qualidade e é ótimo para nós consumidores que eles venham para ficar. O que vejo de melhor nisso além do excelente custo benefício é que obriga a concorrência a rever seus serviços para não ficar pra trás. E essa concorrência para nós, turistas e consumidores é muito positiva.

EFPT – Vocês já usaram o programa Hot Milhas (venda de milhas) ? O que acharam ?

Viagem na Web – Existe uma polêmica com essa questão de venda/compra de milhas na internet. Apesar de não ser ilegal, já que não existe lei que defina isso, a prática é proibida pela maioria dos programas de fidelidade. No entanto, eu já usei o Hot Milhas. Na ocasião tinha milhas vencendo num programa de fidelidade que não usaria tao cedo e resolvi experimentar. A experiência foi boa. A cotação veio rápida, eles ligaram no meu celular para confirmar os dados, no outro dia já emitiram as passagens, e em menos de cinco dias o dinheiro já estava na minha conta. Agora sobre os outros sites não sei o que dizer, pois nunca usei.

EFPT – Quais são suas considerações finais sobre economizar e viagens.

Viagem na Web – A internet revolucionou o mundo e também o turismo. Hoje os blogs de viagens são importantes fontes de informações porque relatam experiências reais e as pessoas se sentem mais seguras de ir a um destino depois de ler relatos de outras pessoas que também já foram. Hoje em dia existem muitos blogs, muitas agências de viagens, muitas empresas do setor de turismo e a verdade é que a concorrência melhora muito as oportunidades para o consumidor. As informações já estão lá, todas na internet, nós só precisamos ter a paciência de pesquisar e descobrir os melhores preços em empresas que ofereçam serviços confiáveis.

EFPT – Obrigado pelas dicas !

Para conhecer o Viaje na Web, clique AQUI.

Um comentário sobre “Entrevista Legal – Como economizar dinheiro em minhas viagens ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *