Fique de olho – CDB x Tesouro Direto – Quem paga mais ?

Muita gente aplica no CDB, tendo migrado da caderneta de poupança pelo baixo retorno financeiro, mas fique de olho se você tem aplicado dinheiro no CDB.

O CDB não é um produto “trancado”, igual para todos. Ou seja, em diversas instituições financeiras diferentes pode haver CDBs com retornos financeiros variados.

Indo direto ao assunto, cada banco paga uma remuneração diferente e para cada perfil de cliente (e momento de maior ou menor necessidade) ele oferece uma taxa variada.

Conversando com alguns gerentes, tomamos conhecimento que as instituições financeiras oferecem, em muitos casos, uma taxa de 90% do CDI (bem próxima da Taxa Selic).

Bancos oficiais tendem a ofertar taxas menores e bancos pequenos costumam ofertar CDBs bem acima de 100% da taxa CDI. Você deve analisar no caso concreto qual a opção deve adotar.

Se você recebe 100% da Taxa Selic no investimento Tesouro Direto, ao comparar com um CDB que te remunera 85% do CDI, é patente que você ganha menos no CDB.

Então, fique de olho, pois CDI e Selic são muito próximas e se você tem um CDB e está sendo remunerado a 80% do CDI no seu banco (o que não é difícil, porque os bancos gostam de pagar taxas menores para lucrarem mais), você poderia estar recebendo mais se tivesse investido diretamente no Tesouro Direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *