Balanço financeiro de fim de ano deve ser feito agora

shutterstock_155823200

Fim de ano é hora de começar o balanço de 2014, na vida, no trabalho, nos investimentos etc.

Eu sei que por conta das festas de fim de ano, formatura de amigos, encontros anuais de trabalho etc, a gente acaba deixando pra fazer isso no mês de janeiro.

Mas, o ideal, é que você faça esse balanço agora mesmo. Quanto mas cedo você fizer isso, mais cedo passar a agir e mais cedo reagir mesmo, mais rápido você perceberá mudanças definitivas e sustentáveis em sua vida financeira.

Tente analisar seus pagamentos e recebimentos como “fluxo de caixa” de uma empresa. Final de ano, há pagamento de décimo terceiro, por exemplo, para muitos de nós. Verifique se algo que você não usa há tempos pode ser vendido e reforce seu caixa. Ou, quem sabe, você pode dar aulas de reforço, trabalhar meio expediente em algum lugar etc. Muita coisa pode ser pensada.

De um lado, já somos bombardeados com publicidade para consumirmos tudo que pudermos nesse fim de ano e “sermos felizes com nossas famílias” e amigos (em verdade, para a publicidade somos felizes quando consumimos cada vez mais).

De outro, temos despesas extras e logo ali, sim, logo ali, daqui a poucos semanas os impostos (IPTU, IPVA etc) de 2015, despesas de materiais escolares etc, batendo na nossa porta.

Então, faça seu balanço agora e já separe uma quantia razoável para não se desequilibrar financeiramente no fim de ano e começar 2015 já devendo. O balanço de fim de ano de 2014, a meu ver, deve ser feito imediatamente. Isso só tem a nos ajudar, pois nos fortalece em face das despesas do fim de 2014 e do início de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *