Assinar contrato sem ler é uma fria ! Depois, não há como reclamar. O brasileiro, no geral, tem o péssimo costume de assinar contratos sem anteriormente realizar a sua leitura cautelosa e com isso acaba se envolvendo em situações financeiras muito negativas.

Assinar contrato sem ler é uma fria ! Depois, não há como reclamar.

Assinar contrato sem ler é uma fria ! Depois, não há como reclamar.

O brasileiro, no geral, tem o péssimo costume de assinar contratos sem anteriormente realizar a sua leitura cautelosa e com isso acaba se envolvendo em situações financeiras muito negativas.

Evite, por cautela, contratar qualquer serviço que você tenha que assinar um contrato na mesma hora.  Já há o desgaste de uma negociação e ter que ler um contrato extenso junto não é uma tarefa fácil. Nesses casos, ao verificar a probabilidade do fechamento de uma negociação, peça o modelo do contrato para sua conferência em casa, onde você poderá conferir cláusula por cláusula cláusula e consultar amigos, familiares ou advogados.

Na dúvida, não assine nenhum contrato.

1º) Verifique se os nomes estão corretos, se as qualificações e estado civil (solteiro, casado etc) estão devidamente preenchidos. Alguns bancos, quando a pessoa declara que é solteira, exigem, ainda, uma declaração de que a pessoa não está em situação de união estável com outra pessoa.

2º) Confira valores. Verifique a prestação. É o valor combinado ? Olhe a quantidade das prestações e confira o prazo de pagamento. Confira, ainda, quais são os juros (IPCA, IGPM etc).

3º) Há previsão de multa, em caso de desistência ? Não aceite nenhum percentual além de 10% do valor do negócio. Qualquer valor acima disso é injusto e não importa o negócio que você está fechando.

4º) As cláusulas são as mesmas combinadas durante a negociação ? Faltou algo importante, peça que seja colocado no contrato. Eu tinha um professor na faculdade que dizia “O que abunda não atrapalha”. Melhor estar chato de ler e claro, do que estar mal escrito e dando margem à interpretações, que podem te prejudicar no futuro. Clareza é tudo !

5º) Assinaturas. Confira e exija assinatura em todas as folhas. Isso é a autenticação do negócio. Contrato sem assinatura não tem valor.

6º) Consultar um advogado civil de sua confiança é sempre amplamente recomendado. Se o contrato for de valores elevados, aí é questão de necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *